terça-feira, 22 de outubro de 2013

Plenária Pública Sobre Jornada de Trabalho na Saúde: 30 horas para enfermagem



O trabalho é condição básica de subsistência, e o respeito e a valorização do trabalhador de saúde vão diretamente as condições e qualidade do ambiente de trabalho, uma batalha que perdura muito tempo é a luta pelas 30 horas para enfermagem, o reconhecimento da equipe multidisciplinar como um todo, em que todas as categorias têm fundamental importância, logo a enfermagem assim como as demais carece uma jornada igualitária as demais. 

A enfermagem é a coluna vertebral do corpo de trabalho da saúde, além do desgaste físico e cognitivo, da carga de estresse envolvido em se dedicar a cuidar do bem mais importante: A vida. 

O Sindisaúde Vale dos Sinos, engajado nessa luta que a FEESSERS esta fazendo em todo o Estado do RS, traz para a sua base nesta quinta-feira, dia 24 de outubro de 2013, no Clube Sete de Setembro, de Sapucaia do Sul, às 15 horas promoverá a Plenária Pública Sobre Jornada de Trabalho na Saúde, aonde será realizada a discussão com a categoria, prefeitos, secretários de saúde, presidentes das câmaras, diretores dos hospitais e o controle social dos municípios da base, para a aplicação da jornada de 30 horas nos municípios de nossa base territorial. 

A luta pela redução da carga horária é um avanço, pois não representa apenas a simples diminuição de números de horas trabalhadas na semana, é sim um investimento em qualificação da equipe de saúde, valorizando a importância e respeitando o trabalho desses profissionais. 

Aguardamos a todos, e que esse evento seja um marco e que se realize essa conquista que é uma pauta histórica do Sindisaúde Vale dos Sinos em todas as negociações coletivas, e que através deste plenária chegamos ao nosso objetivo que é a jornada de 30 horas semanais. 

Jeisson Andrei Rex
Presidente Sindisaúde Vale dos Sinos

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Nota Oficial sobre o Reajuste Salarial dos Trabalhadores da FHMGV

   Hoje às 14h na reunião do Conselho Curador da Fundação o Sr. Andrei Rex, Diretor-Presidente do Sindisaúde Vale Do Sinos, recebeu a notícia do Diretor Superintendente da FHSS o Sr. Juarez Verba, que divulgou que será pago neste contra-cheque o reajuste salarial e retroativo aos trabalhadores da fundação em única parcela. 

   Essa conquista da categoria é fruto de uma construção que o Sindicato vem buscando para desde março até agora, aonde foram realizadas assembleias com os trabalhadores e reuniões com a direção e o conselho curador, aonde se discutiu que a valorização e respeito passam pelo reajuste salarial e acordo coletivo de trabalho. 

   Agora aguardaremos o pagamento divulgado e logo chamaremos outra assembleia para seguir discutindo os rumos da categoria.


segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Sindisaúde e Agentes Comunitários de Saúde de Sapucaia Recebem Notícia do Pagamento da Insalubridade

   O resultado de uma luta da histórica dos agentes comunitários de saúde de Sapucaia do Sul deu resultados, a pauta enviada pelo Sindisaúde Vale dos Sinos, nas negociações salariais desde 2012, em que se pedia a insalubridade para a categoria foi acolhida. 

   Em reunião em março de 2013, a diretoria do Sindisaúde, levou a pauta para a administração municipal constando a reinvindicação dos ACS´s quanto a insalubridade, deste pedido feito realizado perícia em todas as funções de saúde em que se verificou o direito da categoria em receber o adicional. 

   Desde então o Sindicato e a categoria aguardavam o pagamento, superadas as questões legais e orçamentárias, que impediam que o direito fosse contemplado a administração que reconheceu a necessidade de pagamento e a importância desses profissionais na tarde do dia 04 de outubro deu para os agentes uma importante notícia: A partir deste mês, eles passarão a receber o adicional de insalubridade. O Município também pagará, na folha de pagamento do mês de novembro, os adicionais retroativos desde fevereiro de 2012. 

   O pagamento de insalubridade é um direito concedido a trabalhadores que são expostos a agentes nocivos à saúde, é um reconhecimento da importância dos agentes que são o primeiro contato entre a população e os serviços de saúde (ESF). 

   A categoria engajada junto com o seu Sindicato, batalhando de forma coesa buscando os seus direitos e respeito é a chave para receber a valorização que os trabalhadores da saúde merecem.