A preocupação com a questão da saúde dos trabalhadores hospitalares no Brasil iniciou-se na década de 70, quando pesquisadores da Universidade de São Paulo enfocaram a saúde ocupacional em trabalhadores hospitalares. O mapa de riscos surgiu diante desta preocupação, principalmente para proteger os trabalhadores dos riscos biológicos.
O mapa de riscos consiste literalmente em um mapa do ambiente de trabalho, onde são marcadas quais são as áreas com mais e menos riscos, conforme as legendas abaixo.
A figura abaixo mostra um simulado de mapa de riscos, mostrando o risco que há em cada parte do ambiente de trabalho:
Os fatores de riscos biológicos são aqueles capazes de desencadear doenças devido à contaminação e à própria natureza do trabalho, incluindo-se aqui vírus, bactérias, protozoários, parasitas e fungos. No que se refere ao contato com fluido corporal é um risco biológico muito encontrado no ambiente hospitalar. A contaminação por meio de secreções e eliminações é considerada risco biológico para o trabalhador.
A Norma Regulamentadora 32 trata da segurança e saúde no trabalho em serviços de saúde e regulamenta o que é considerado risco biológico no ambiente de trabalho. De acordo com a norma, a probabilidade de exposição à agentes biológicos já é considerado risco. Aqui pode-se ler a norma completa.
Em caso de dúvida, procure o seu sindicato!
Fonte:
BENATTI, M.C.C.; NISHIDE, V.M. Elaboração e implantação... Rev. latino-am. enfermagem - Ribeirão Preto - v.8 - n.5 - p.13-20 - outubro 2000.http://www.areaseg.com/sinais/mapaderisco.html
http://mapaderiscos.webnode.pt/como-montar-e-interpretar-um-mapa-de-risco/risco-biologico/