O 6º Congresso Nacional da CNTSS/CUT ocorreu do dia 27 ao dia 31 de maio de 2013. Cerca de 180 sindicatos das categorias que compõem o Ramo da Seguridade Social dos setores público e privado - estavam representados neste Congresso. O Sindisaúde Vale dos Sinos foi representado por Cláudia Dorneles.
O Congresso teve em sua agenda temas, como:
- A Seguridade Social na Perspectiva do Desenvolvimento do Brasil;
- Análise da Conjuntura Nacional e Internacional;
- Previdência Social e os Trabalhadores;
- Força de Trabalho na Seguridade Social;
- Gestão e as relações de trabalho na Seguridade Social.
O evento foi realizado na capital paulista, onde 380 delegados escolheram Sandro Alex de Oliveira Cezar (da categoria dos Agentes de Saúde e Endemias da Funasa e integrante do Sintsaúde RJ) para a presidência da entidade que terá outra gaúcha, Cláudia da Silva Santos (Sindicato dos Enfermeiros do RS) na Tesouraria.
Everaldo de Almeida Paré, que é presidente do SINDISAÚDE de Alegrete e também diretor da FESSERS, foi eleito para a suplência na diretoria da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS/CUT) no dia 27 de maio, durante a realização do 6º Congresso Nacional da entidade.
A nova diretoria da entidade, composta por 44 membros, foi eleita para o mandato de 2013/2016 e a sua posse ocorreu em solenidade realizada logo após a aclamação do resultado.
Maria Aparecida Faria, é a presidente da gestão anterior, e considerou o 6º Congresso Nacional da CNTSS/CUT um momento rico de discussão para a categoria. Foi uma agenda com palestras e conferências que abordaram temas importantes para as lutas desenvolvidas até agora. A Seguridade Social tem um peso muito significativo dentro da estrutura social. As várias políticas públicas desenvolvidas em todo o país permitem agregar desenvolvimento econômico e social.
“Reunir cerca de 380 delegados de todo os estados do país para debater e propor políticas que valorizem os trabalhadores da seguridade social e que tragam mais qualidade ao atendimento prestado aos usuários do sistema, é, sem dúvida nenhuma, um momento muito importante de organização da classe trabalhadora. Também vejo que este Congresso acontece num momento em que a Confederação completa 18 anos de criação e demonstra de forma clara e inequívoca o amadurecimento de sua organização e de seu poder de mobilização”
Maria Aparecia Faria - Presidente da gestão anterior
Agenda do Congresso
28/05 - foi apresentada uma Análise de Conjuntura Nacional e Internacional a partir da exposição de Márcio Pochmann, presidente da Fundação Perseu Abramo, economista e professor livre docente da Unicamp.
Após, aconteceu a Conferência: “A Seguridade Social na perspectiva do desenvolvimento do Brasil”. Trabalhou o tema o doutor em Economia, professor do IE/UNICAMP e Pesquisador do CESIT/UNICAMP, Eduardo Fagnani.
À tarde, o painel “A Previdência Social e os trabalhadores” foi apresentado por Milko Matijascic, assessor técnico da presidência do IPEA; Elisete Berchiol da Silva Wai, secretária executiva adjunta do Ministério da Previdência Social; Ângelo D´Agostini Jr, diretor do Sindsaúde-SP e do PrevSP.
No segundo painel do dia: “A Força de Trabalho na Seguridade Social”, com as exposições de Maria Helena Machado, pesquisadora titular do DAPS e coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Recursos Humanos em Saúde – NERHUS; e representante do Ministério do Desenvolvimento Social.
29/05 - painel “A gestão e as relações de trabalho na Seguridade Social”, com a exposição de Sergio Eduardo Arbulu Mendonça, secretário de Relações do Trabalho no Serviço Público do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. O ciclo de mesas temáticas proposto pela coordenação do Congresso terminou neste dia e foi dado início ao processo de avaliação das ações e políticas desenvolvidas nos últimos anos, assim como debateram propostas a serem implementadas nos próximos períodos.
30/05 - aprovação do Plano de Lutas da categoria e a eleição da nova Direção para o triênio de 2013 a 2016.