Os profissionais da enfermagem sofrem mais tipos de acidentes de trabalho quando comparado com o número de acidentes sofridos por outras categorias de profissionais da saúde. Este fato decorre da complexidade do processo de trabalho dos profissionais da enfermagem, pois, de toda a equipe de saúde, é quem mais convive com os pacientes e realiza cuidados diretos, 24 horas por dia. Além do mais, alguns destes profissionais ainda são responsáveis pela limpeza, desinfecção, esterilização e organização de materiais.
Muitas vezes, os acidentes de trabalho decorrem de falta de treinamento e capacitação dos profissionais da enfermagem e ambientes físicos não preparados eficientemente (falta de materiais apropriados, materiais de pouca qualidade, ausência de manutenção preventiva,...)
Na enfermagem há também a exposição do profissional à cargas biológicas e à acidentes ao manipular pacientes com doenças transmissíveis e infectocontagiosas, feridas cirúrgicas contaminadas e outras secreções humanas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário