Escolher o alvo, e seguir alguns passos: encher de tarefas inúteis, sonegar informações, fingir que não o vê, isolar a vítima. Isto é feito por quem pratica assédio moral dentro de uma empresa, o que normalmente começa com o chefe, mas, logo em seguida, todos os outros colegas voltam-se contra a vítima, que se sente incompetente só lhe resta deixar o local de trabalho permanentemente.
Este é um problema mundial. A Organização Mundial do Trabalho (OIT) tem o registro de casos na União Européia desde 1996 e, na Suécia, é reconhecido desde 1993. Na França, houve um caso de suicídio resultante da pressão moral sofrida por um trabalhador dentro da empresa, e foi tratada como acidente de trabalho.
Vítimas de assédio moral podem passar a apresentar sintomas de depressão, crise de ansiedade, estresse, entre outras doenças.
Segundo estudos, as mulheres são as maiores vítimas de assédio moral (65% dos trabalhadores que sofrem assédio moral são mulheres).
O medo ainda é grande, mas não deixe que isto aconteça com você! Caso você esteja sendo vítima de assédio moral, procure o seu sindicato!
Parabéns ao trabalho deste sindicato: transparente/claro, educacional e esclarecedor !!!
ResponderExcluir